CRIANÇA E NATUREZA, FICA A DICA!

Trazemos uma reflexão sobre a importância da relação da criança com a natureza, reconhecendo o ambiente natural como um potencializador para uma aprendizagem significativa, cheio de contextos, apreciações, curiosidades, investigações e brincar livre, de modo a permitir que a criança se torne cada vez mais atuante na construção da sua aprendizagem.

Brincar em contato com a natureza a torna protagonista das brincadeiras, sem imposições da industrialização e do consumo, além de possibilitar o exercício da imaginação e estimular a criatividade, pressupondo relação, amadurecimento psicológico, desenvolvimento e equilíbrio, independência e autonomia, permitindo que lide com situações inusitadas e imprevisíveis que a farão pensar em hipóteses, soluções e resoluções. Para isso, é importante propiciar espaços e atividades que promovam o seu equilíbrio emocional e também despertem nela a apreciação do belo, o autoconhecimento e a emoção para que desenvolva sua expressividade. 

Essa relação começa no brincar livre na praça com terra, observando formigas, minhocas, borboletas, manipulando folhas, gravetos, fazendo castelos e bolos de areia e pode continuar em casa com o cultivo de uma hortinha, enfim, tudo o que desperta fascínio e exploração para a criança.

Além disso, o contato dela com a natureza não se dá apenas num ambiente rico em verde. Toda criança é uma pequena cientista cheia de perguntas e curiosidades e ver como a família se comporta em relação ao cuidado com o meio ambiente (como, por exemplo, separando o lixo, descartando adequadamente o óleo, reutilizando ou reciclando objetos, etc.) fará com que sua consciência ambiental seja desenvolvida desde a infância, estabelecendo uma cultura de sustentabilidade e cuidado com o planeta. 

 

Por Andréa Miranda

Coord. Pedagógica de Educação Infantil do Colégio Sagrado Coração de Maria

No Colégio Sagrado Coração de Maria, trabalhamos diariamente essas questões com nossos educandos nos diferentes componentes curriculares. Se quiser saber um pouco mais de nossa prática, entre em contato pelo atendimento@redesagradorj.com.br e teremos prazer de difundi-la.

Este espaço está à disposição para destacar conteúdos importantes das escolas associadas. Para participar, basta enviar texto e fotos para o e-mail imprensa@sineperio.org.br.